sábado, 13 de dezembro de 2014

O avanço tecnológico e seus efeitos gerados na sociedade brasileira


A Tecnologia e a ciência


 (Amanda Freitas,
Geice Santana,
Fabrício Santos)

  Durante o processo de revolução industrial ocorreu muitos avanços tecnológicos e descobertas, com isso a indústria começou a investir em pesquisas e estudos científicos. A tecnologia contribui para que a ciência possa se aprofundar cada vez mais em busca do seu objetivo, assim com o apoio dos interessados em um determinado desenvolvimento, a mesma pode criar soluções para alguns casos da humanidade ou maneiras de destruí-la.
     
     Com a descoberta do petróleo, motor, energia elétrica e do eletromagnetismo, houve um grande impulso no ramo industrial, o combustível passou a ser mais utilizado com a invenção do automóvel; o surgimento dos meios de comunicação, como o rádio ou telefone, e dos meios de transporte, mudaram o cotidiano das pessoas, tornando a comunicação e a locomoção mais fácil. Um exemplo do resultado da descoberta do eletromagnetismo atualmente são os televisores com visualização em 3D.
    
    A tecnologia está relacionada com a ciência, pois contribui para que os cientistas tenham cada vez mais melhores recursos nas suas pesquisas laboratoriais. Existem verbas destinadas a criação de robôs, manipulações genéticas, medicamentos para doenças, entre outros. A indústria busca recursos tecnológicos que diminuam os seus custos de operações.
   
    Podendo também analisar um outro lado da “moeda”, ou seja, do avanço tecnológico, um lado em que também é destrutivo para a humanidade. Onde existem investimentos no desenvolvimento de armas melhores, nucleares, ou equipamentos de guerra; que sejam letais contra seus inimigos. É possível ver que ao longo das décadas as armas tornaram-se mais potentes, podendo ocasionar um grande dano; alguns exemplos equipamentos ligados a esse ramo são: óculos com visão noturna (infravermelha), rifles de longa distância, entre outros. Um comércio que em períodos de guerras acumula capital, enquanto inocentes podem ser atingidos em um “fogo cruzado”. O Brasil durante o Regime Militar começou um projeto com o objetivo de desenvolver armas nucleares, porém alguns anos após esse regime o projeto foi encerrado, e o país foi considerado sem esse armamento.
    
  Acrescentando a tudo isso mais um problema: o lixo eletrônico. Nem todos têm consciência desse problema, assim prejudica-se o meio ambiente, descartando esses lixos em locais errados, ou então não efetuando a separação de forma correta, acabam misturando celulares que não funcionam ou até baterias dos mesmos, junto com outros tipos de lixos. Apesar de estar em mundo globalizado, a exclusão social ainda existe, pessoas que não tem acesso a toda esta tecnologia. Então, aparelhos que funcionam, mas devido a uma atualização, o respectivo dono não o quer mais, podem ser doados a entidades sociais que atuam no setor de inclusão digital, o que evidentemente vai beneficiar as pessoas que não tem acesso a esse meio.                       
    
    Contudo, pode-se analisar que existe benefícios que não podem ser esquecidos, que é visto no dia a dia, mas também os malefícios, de modo geral. A globalização mudou a vida das pessoas, elas podem ter acesso a informações a qualquer momento, fazerem seus trabalhos com mais praticidade, se locomover rápido, e se comunicarem por um telefone, ou outros meios de comunicação que foram resultados da tecnologia. Os estudos, pesquisas ou projetos científicos precisam de apoio e investimento para poderem ser desenvolvidos, assim com esse apoio, tem o poder tanto de construir como destruir, ajudar ou prejudicar.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - “De” depois de “exemplos” (4º parágrafo, linha 6);
    - O texto não enfoca os efeitos do avanço tecnológico na sociedade brasileira.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir