quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A degradação do meio ambiente e os seus efeitos hoje

A degradação da água


(Paulo Gabriel)

A água nunca deixou de ser essencial ao ser humano, mas o que se pode perceber é que os próprios cidadãos pararam de dar tanta importância assim para ela. O mundo quando estudávamos há alguns anos atrás, víamos que o planeta era composto de 70% de água, mas do jeito em que o cuidado com ela está sendo deixado de lado, com certeza, essa porcentagem esta sendo diminuída.
Muitos lugares têm apresentado situações bastantes críticas em relação à falta dela, entre eles em Manaus, lá a falta se deu pelo motivo de uma ruptura de um encanamento do Proama, que é um programa de abastecimento de água em Manaus, o que gerou uma grande preocupação nas cidades atingidas. Outro caso muito visado foi o de São Paulo, que passou por um situação crítica de desabastecimento de água tanto por problemas conjunturais como o caso do último verão ter sido bastante seco, e estrutural no que se refere como é distribuída a população desse estado, estando a sua maior parte perto da área menor de rendimento da bacia hidrográfica do tietê.
A redução da água no mundo é cada vez maior, e quase sempre, silenciosa. A escassez dela tende a ser despercebida, só sendo notada quando resta pouco tempo para agir.
Em muitos países em desenvolvimento e pobres, a situação é mais dramática. Falta acesso a água potável e saneamento para a maioria dos cidadãos. Pela maior vulnerabilidade a doenças, quem vive nessas condições onde há muita falta de água tende a ser um ser não tanto produtivo.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à esquerda;
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;

    - “A” e não “há” (1º parágrafo, linha 3).

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir