quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A degradação do meio ambiente e os seus efeitos hoje

Degradação do Solo


(Déborah Guedes e Joyce Cruz)

O solo a cada dia mais vem sendo afetado com os desgastes ambientais, grande parte desse desgaste é provocada por manejo incorreto, isso provoca certa deficiência na destruição da sua estrutura. Essa destruição na maioria das vezes vem sendo causadas pelos homens, através de queimadas, desmatamento, poluição e etc. O solo é protegido por vegetação e micro-organismos, quando essa vegetação é retirada do solo ele acaba ficando desprotegido, o que gera um grande impacto ambiental.
O solo é um recurso natural no qual é um gerador de energia, os seres vivos são dependentes dele para manterem a sua sobrevivência. A cada dia mais o solo vem sofrendo impacto o que resulta na sua degradação, essa degradação aumenta com o desenvolvimento e crescimento populacional para atender a demanda de alimentos e materiais, com isso o solo acaba sendo destruído. O crescimento de polos industriais, áreas urbanas e extração de minérios, são atividades que sobrecarregam a capacidade do solo de gerar condições de vida.
A consequência de um solo degradado é que mesmo ele com adubos e fertilizantes não terá a mesma capacidade produtiva de um solo preservado, o uso sustentável do solo feito de forma correta das atividades são fundamentais para a manutenção do ecossistema terrestre e para a melhora de vida.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à esquerda;
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;

    - A frase “O solo a cada dia mais vem sendo...”, retirar o “a” ou o “mais” (1º parágrafo, linha 1).

    - “Provocado” e não “provocada” (1º parágrafo, linha 2);

    - “Causada” no singular e não no plural (1º parágrafo, linha 4);

    - “Melhoria” e não “melhora” (3º parágrafo, linha 4).

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir