sábado, 13 de dezembro de 2014

O avanço da tecnologia e seus efeitos gerados na sociedade brasileira

O homem e a tecnologia

 (Gesne Cardoso)

        O homem com sua curiosidade fenomenal em todos os locais de sua vida, consegui ter resultado em suas descobertas com a ajuda da ciência que durante séculos estava junto aos avanços da tecnologia. O mesmo sempre buscou melhorias e formas de facilitação em toda sua vida, ele não dispensou à ideia de uma máquina fazer todo o seu trabalho braçal, as famosas “engrenagens”.
        
       Também definimos que o conjunto de processos ou até instrumentos determinados pela ciência, especialmente aplicada às atividades em áreas como as indústrias, visando a produção de produtos baratos e eficientes, ou coisas que se englobam aos estudos, para tornar o trabalho mais produtivo e de fácil manuseio, como máquinas e motores fazendo transportes, fabricação de peças, armazenamento de bens lógicos ou físicos, pode se chamar tecnologia.
     
       O avanço tecnológico traz até os dias atuais ao homem milhares de benefícios. Nos últimos anos, a educação e lazer dos homens de uma certa forma vem através da fácil comunicação, da ampliação de informações, conteúdos, pesquisas etc. Causando melhoras para a sociedade como: conforto, formas de planejamentos, condições de desenvolvimento de máquinas, melhoras nas tecnologias de moradias, órgãos públicos ou privados, como hospitais, museus, teatros, oficinas, escolas, condomínio etc.
  
   Uma consequência evidente são os malefícios tecnológicos; começa com sua agressividade ao meio ambiente, durante anos o homem jogava lixo no meio ambiente de qualquer jeito, sem nenhuma forma de reutilização, esses tipos de danos continua até o século atual, porém reduzido, não totalmente eliminado;outro bastante comum é a influência descontrolada que a tecnologia exerce sobre os jovens e adultos; o desemprego dentro de uma sociedade pode contribuir para o uso viciante dos computadores, tablets, smartphones,entre outros,podendo consequentemente um desses indivíduos tornar-se até mesmo um golpista virtual.
      
      Portanto, sem dúvidas o homem deve ter mais consciência em usufruir com cuidado esses avanços contínuos da tecnologia, o ser humano tem capacidade de aprender coisas bem produtivas, e bem inovadoras para usar em benefícios da humanidade, usá-los com consciência ou controle.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Espaço entre a vírgula e “entre”, e “podendo” (4º parágrafo, linha 8);
    - O texto não enfoca os efeitos do avanço tecnológico na sociedade brasileira.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir