quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Nova Ordem Geopolítica Mundial

          Ao fim da Segunda Guerra Mundial (1945), alguns países se encontravam em situação socioeconômica lamentável, como: a França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão. Porém, só os Estados Unidos e a União das Republicas Socialistas Soviéticas, mesmo com os danos causados pela participação na guerra, conseguiram ter um equilíbrio financeiro.
Através disso, foram considerados Superpotências Mundiais. Entretanto, havia uma grande diferença entre eles, O Sistema Político: EUA (capitalista) e URSS (socialista), cada um exercendo sua influencia Geopolítica Global.
          Os EUA passou a exercer um grande domínio sobre os países que optaram para o sistema econômico capitalista, através de financiamentos e outras medidas politicas, e ate mesmo, fornecimentos de armas. A URSS utilizou os mesmos critérios para aumentar suas áreas de influencia.
          A rivalidade entre as Superpotências Mundias influenciou conflitos armados, entre eles: a guerra da Coréia, a guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, os conflitos do Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África, além dos golpes militares, entre eles: a ditadura militar no Brasil.
         Na década de 1980 a URSS passou por uma grave crise econômica, na qual foi consequência da própria politica adotada. O agravamento da crise do sistema socialista, causou um processo de enfraquecimento da URSS. Esse acontecimento determinou o fim da Guerra Fria.
A Nova Ordem Geopolítica Mundial (Nova Ordem Mundial) significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais apos o fim da Guerra Fria.


Alunas: Lorena Aragão
             Suzana Aragão
             Rafaela Aragão

Um comentário:

  1. Analise estrutural e gramatical do texto
    - Margem a esquerda desalinhada;
    - 2º parágrafo início do texto afastado da margem;
    - “Influência” sem acento (2º parágrafo, linha 3);
    - “Passaram” no plural e não no singular (3º parágrafo, linha 1);
    - “Pelo” e não “para” (3º parágrafo, linha 2);
    - “Políticas” e “até” sem acento (3º parágrafo, linha 3);
    - “Influência” sem acento (3º parágrafo, linha 4);
    - “Política” sem acento (5º parágrafo, linha 2);
    - 6º parágrafo início do texto afastado da margem;
    - Última frase alinha à direita (6º parágrafo, linha 3);
    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir