quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A degradação do meio ambiente e os seus efeitos hoje

Degradação do meio ambiente – Desmatamento

(Otávio Santos)

Decomposição, destruição ou perda das características naturais de um determinado lugar. Assim pode-se definir a palavra “Degradação”. Nos dias atuais, percebe-se que essa palavra está em alta, pois, infelizmente esse triste processo vem se agravando. Segue-se agora, abaixo, um dos inúmeros fatores que contribuem para a degradação ambiental e suas graves consequências.
O desmatamento, ação de dizimar árvores, levando ao desaparecimento de matas e florestas, tem contribuído, e muito, para a degradação do meio ambiente. O que ilustra muito bem tudo isso é o que ocorre todos os dias na Amazônia. Centenas de milhares de árvores são arrancadas, na sua grande maioria de forma ilegal. Os impactos por conta disso, são grandes. Pois, quando uma área é desmatada, acaba ocorrendo uma imensa liberação de CO2 para a atmosfera, que potencializa ainda mais o aquecimento global, que por sua vez aumenta a temperatura do planeta, o que leva a humanidade a se sentir como que dentro de uma grande sauna!
O desmatamento também provoca alterações no que se refere à frequência das chuvas. Como consequência pode-se ver a iminente falta de água se tornar uma infeliz realidade. Atualmente se pode acompanhar em noticiários, sites, e outros canais de comunicação, a situação precária que enfrenta a Cantareira, o principal conjunto de reservatório de água em São Paulo. Com isso, milhares de pessoas vivem em meio à seca que assola a Grande São Paulo. Outra região que ainda vai sofrer muito por esse mesmo problema, o desmatamento, tendo uma consequência semelhante, a diminuição das chuvas, é a região do Sul próxima à bacia do Rio Prata.

Pode-se perceber então que as consequências, que o próprio homem provoca, vêm prejudicando, e muito, o planeta, e ao próprio ser humano. O resultado a tudo isso? A degradação ambiental vai destruindo o lar da humanidade, enquanto os seus residentes, de braços cruzados, só observam, enquanto outros até mesmo ajudam a alcançar mais rapidamente este fim.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à esquerda;
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;

    - 4º parágrafo afastado do 3º.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir