quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Brasil uma sociedade cheia de preconceito

Preconceito racial, social e sexual



            Preconceito é a ideia pré-concebida de algo ou alguém que pode ser encontrada na sociedade, podendo levar a discriminação e assim gerar a violência. No Brasil o preconceito é bastante visível nas sociedades, são encontradas de varias formas, porém os preconceitos raciais, sociais e sexuais são os mais presentes. Ele é desenvolvido na sociedade através de pessoas “ignorantes”, ou seja, pessoas preconceituosas, que procuram defeitos ou algo que faltam em outras pessoas, observam as características físicas, as condições sociais e até mesmo a orientação sexual do individuo.

            Racismo ou preconceito racial é a descriminação das características do individuo, ou seja, a cor da pele, assim gerando a violação dos direitos humanos. Apesar de o Brasil possuir uma forte mistura de raças, é possível encontrar várias cenas de racismo. Em alguns casos o preconceito ocorre de uma forma discreta que nem é percebido pelas pessoas, podendo ser encontrado de diversas formas, através de piadas ou simplesmente evitar contato com as pessoas pelo fato de serem negras.

            As diferentes condições sociais acabam gerando o preconceito social em relação à sociedade, pois existem “favelas” onde habitam pessoas de baixa renda e condomínios onde moram pessoas com boas condições financeiras. Isto consiste devido á sociedade acreditar que as classes baixas são inferiores a classe alta, por não possuírem mais bens que a outra, apontando o que lhes faltam para serem iguais na sociedade.

         A homofobia é um preconceito gerado pela má aceitação de indivíduos que assumem serem homossexuais. Sendo mal vista não somente no Brasil, mas em todo o mundo. A má aceitação acaba gerando ofensas, agressões físicas e mentais e até mesmo a morte destas pessoas. Para diminuir essa má aceitação programas de TVs buscam passar informações através de novelas, mostrando a população.

         Com tudo isso, o Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais, mas para diminuir os tipos de preconceitos encontrados nas sociedades é necessário que as pessoas aprendam a respeitar a quem quer que seja independente da cor, raça, classe social ou opção sexual.   


 Stenia Wilca de Lima

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - “Várias” sem acento (1º parágrafo, linha 4);
    - “Indivíduo” sem acento (1º parágrafo, linha 8);
    - “Indivíduo” sem acento (2º parágrafo, linha 2);
    - “À” craseado e não acento agudo (3º parágrafo, linha 4).

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir