sábado, 6 de dezembro de 2014

O avanço da tecnologia e seus efeitos gerados na sociedade brasileira

Inovação Tecnológica

(Deiselene Bastos)

    O avanço tecnológico surge com a promessa de melhorar a vida do ser humano tornando seu cotidiano “prático”, como de certa forma ocorre. Mas com todo esse avanço também surge as consequências.
     
      As inovações geraram profissões que requereram uma qualificação das pessoas; assim algumas foram em busca disso, especializando-se para determinados cargos, outras voltaram a estudar para poderem concorrer a uma vaga de emprego nesse mercado de trabalho; o êxodo rural, fazendeiros investindo em máquinas para fazer um trabalho mais rápido, necessitando poucos trabalhadores; e empregos informais, os quais não conseguiram um emprego formal ou não se qualificaram para tal, entre outros.
      
       A cada dia, mês, ou ano, acontece alguma inovação tecnológica, podendo ser somente uma atualização de peça, configuração de sistema ou até um designer novo, pequenos detalhes que motivam as pessoas a trocarem seus aparelhos celulares, tablets, computadores, eletro domésticos, carros, mesmo sendo novos, pelo que acabou de ser lançado. Por exemplo, lança-se um carro em 2014 como modelo 2015, chegando nesse respectivo ano, o mesmo está com seu modelo atrasado, por já ter lançado o modelo 2016; a diferença nesse automóveis podem ser apenas uma mudança no seu sistema, ou no seu motor, de 1.5 para 2.0, e assim por diante,  isso já é um motivo para comprar, tornando o cidadão um comprador assíduo, buscando sempre “estar na moda”, um aparelho “atualizado”, enfim, ou ter o produto “do ano”.
     
     Há décadas, ou séculos atrás, as pessoas que moravam distante comunicavam-se através de cartas, que poderia demorar dias para chegar ao destino, aqueles que queriam visitar parentes ou amigos que moravam distantes, viajavam de carruagem podendo levar dias ou horas na estrada. Hoje o que pode separar as pessoas é uma tela de computador ou até um celular, as mesmas conversam por mensagens ou chamadas com vídeo, caso queiram pessoalmente, uma passagem de ônibus ou avião resolve a distância. Alguns tornaram-se dependentes da tecnologia, estando o tempo todo conectados à ela, seja conversando com os amigos online ou recebendo atualizações sobre o que está acontecendo no país ou no mundo, o mais grave são os que utilizam os seus aparelhos móveis enquanto estão dirigindo o automóvel, podem causar acidentes graves prejudicando a si e aos que estão ao redor.
   
       Contudo, as inovações tecnológicas contribuíram para a sociedade, sendo através dos meios de transporte, uma locomoção mais rápida, ou em meios de comunicação, pessoas informadas sobre o que acontece em sua cidade, ou batendo papo online, porém junto com o benefício veio às complicações: as compras excessivas ou desnecessárias, a dependência, sedentarismo, entre outros.

Um comentário:

  1. (Deiselene Bastos)
    Análise estrutural e gramatical do texto:
    - “Eletrodomésticos” e não “eletro domésticos” (3º parágrafo, linha 4);
    - “Nesses” no plural e não no singular (3º parágrafo, linha 8);
    - O texto não enfoca os efeitos do avanço tecnológico na sociedade brasileira.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir