quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A degradação do meio ambiente e os seus efeitos hoje

Degradação ambiental - O ar

(Carlos David)

Devido à modernização mundial e avanços industriais, cada vez mais, a população sofre com a poluição atmosférica, afetando na nossa qualidade de vida, e causando problemas no planeta, como o buraco na camada de ozônio, localizada na atmosfera terrestre.
O principal causador desse problema é o ser humano, pois é o responsável por lançar no ambiente, diferentes tipos de gases ou partículas, como o dióxido de carbono, óxidos de enxofre, dentre outros gases, seja com automóveis ou indústrias, por exemplo, as centrais energéticas na queima de carvão e petróleo. Esses materiais introduzidos à atmosfera causam diversos transtornos climáticos, como a temperatura, velocidade do vento, umidade do ar e outros.
Além de prejudicar na qualidade de vida das pessoas, esses prejuízos acarretam sérios problemas governamentais, com custos gerados devido ao aumento nos atendimentos e internações hospitalares, gerando danos à saúde humana como doenças respiratórias e cardiovasculares, sendo os mais afetados idosos, crianças e pessoas que tem problemas respiratórios.
Todos os dias são noticiados nos diversos meios de comunicação catástrofes climáticas e mudanças que estão ocorrendo, no clima mundial, essas mudanças são tão rápidas e os efeitos bastante devastadores aumentando nos últimos anos, todos esses são causadores do Aquecimento global, que tem demonstrado seus efeitos como o derretimento de calotas polares, furacões, e o famoso efeito estufa. No Brasil uma forma que aparece é nos ciclones tropicais, atingindo principalmente a costa sul e sudeste do país, ocorrendo devido a emissão de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis.
Outro fator importante no aumento da temperatura global contribuindo para poluição do ar, são as queimadas florestais, onde os raios solares atingem o solo irradiando calor na atmosfera, resultando no aumento da temperatura global.
Portanto, o ser humano tem que rever suas atitudes cobrando aos seus superiores soluções cabíveis em relação a qualidade do ar, consequentemente melhorando sua qualidade de vida, soluções essas que podem ser a utilização de filtros em chaminés de industrias, criar sistemas que evitem o uso do automóvel particular, investindo no transporte coletivo e ciclovias, repensando no uso de energia de diversos tipos, dentre outros fatores que são de extrema importância que irão diminuir com a poluição do ar.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à esquerda;
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;

    - “Localizado” e não “localizada” (1º parágrafo, linha 4);

    - “Indústrias” sem acento (último parágrafo, linha 4).

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir