domingo, 27 de julho de 2014

Transporte Público

      Transporte público no Brasil

(Carlos Davi
Paulo Gabriel
Ailane Lima
Jonatas Costa)


    A insatisfação da população brasileira com o transporte coletivo em diversas regiões populosas sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo, um assunto em que é considerada uma das soluções para melhoria do transito, em muitos casos, as queixas referem-se ao fato desses veículos estarem sempre lotados, às suas condições ruins, tanto de planejamentos como investimentos, e à baixa qualidade dos serviços prestados. Tais problemas somaram-se à insatisfação popular com o aumento das passagens de ônibus em grandes centros urbanos, o que culmina em uma série de transtornos à população local, como a super lotação e a impossibilidade de locomoção. Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada.

    Com o grande desenvolvimento do poderio econômico, vários brasileiros optam pelos meios de transporte individual, aumentando assim o fluxo de trânsito nas grandes vias urbanas, contribuindo para grandes congestionamentos. Exemplos desses congestionamentos são centros urbanos como na região do Rio de Janeiro e principalmente em São Paulo, tendo assim, nos considerados horários de pico, que é dito no início da manhã e no final da tarde, extensos quilômetros de  engarrafamento.
       
    O que pode ser considerado uma solução para diversos problemas enfrentados pela
população atualmente, por exemplo, buscar atender satisfatoriamente os principais requisitos do transporte público, representados pela disponibilidade do serviço, frequência e pontualidade nas linhas, tempo de viagem, conforto, segurança e tarifa justa aos usuários do sistema, seria a quebra de um suposto monopólio imposto pelo contrato de concessão vigente. Diversos centros urbanos vivem uma crise de mobilidade caracterizada por velocidades de circulação cada vez mais baixas. Cenário comum em cidades que crescem sem o devido planejamento do sistema viário, que deveria ser elaborado como parte integrante do plano diretor de desenvolvimento da cidade. Com o aumento da oferta de veículos em circulação e as deficiências do sistema de transporte coletivo, o resultado não poderia ser outro a não ser o estado caótico em que se encontra o nosso trânsito urbano. O reconhecimento da importância socioeconômica do transporte público tem levado diversas cidades a tomarem medidas que priorizam a operação dos veículos de transporte coletivo em seus sistemas viários. Principalmente através de faixas exclusivas ou segregadas, que favorecem a eficiência do transporte coletivo tornando-o mais agradável para os seus usuários e estimulando a substituição, em determinadas situações, do transporte individual pelo coletivo, ou seja, oferecer transporte público acessível, confortável e eficiente não é só uma estratégia para que os motoristas se sintam encorajados a deixar o automóvel em casa, como também uma obrigação de prestar um serviço adequado a quem já é usuário. No entanto, a realidade é bem diferente.
        
       Mas, o que pode ser considerado como principal problema vai muito além do incentivo no uso do transporte coletivo em vez do individual. Para a maioria das pessoas, não há escolha: o transporte público é a única alternativa de locomoção para chegar ao trabalho, à escola e para realizar outras atividades do cotidiano. E esses cidadãos também merecem um serviço de qualidade.
        
        O grande desafio vivenciado pelo Brasil nesse ano de 2014, foi sediar a Copa do Mundo de Futebol, que é oferecer um transporte público de qualidade para os visitantes, além da construção e reforma das arenas esportivas.

       Por isso, para se modificar e realizar melhorias no transporte público no Brasil é preciso compreender que os problemas de transporte referem-se à mobilidade urbana e democratizar o acesso às cidades. Além disso, é preciso repensar a política de investimentos em transporte público, modernizando-o e garantindo o seu acesso à população, pluralizando os meios de transporte para além do ônibus, com a instalação de veículos como trens, metrôs e ciclovias, democratizando os espaços das cidades, ampliando a mobilidade e descentralizando os investimentos em infraestrutura, que atualmente se encontram presentes majoritariamente nos espaços nobres e centrais das grandes metrópoles.

3 comentários:

  1. o brasil nao é capaz de proporcionar um bom transporte para quem reside nele imagine aos visitante da copa a catastrofe que foi, realmente o texto teve toda a sensibilidade de tratrar o problema, apresentando solucoes, mas infelizmente o brasil nao se importa com que o provo brasileiro precisa e sim com uma imagem falsa pra vender la for de um pais perfeto esem problemas a tratar mas a verdade é que estamos cheio deles mas sem nenhuma solucao aparente!

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  2. O transporte público no brasil esta em uma situação precaría,super lotações nos ônibus, e maioria dos ônibus sem condições de ta trafegando, ai eu pergunto cade o dinheiro do imposto que pagamos,esses imposto era pra ta sendo investido em transporte público linhas de metro,mais cada dia que passa só piora cada vez mais com tarifa alta e quem sofre com isso somos nos!
    (Danilo Dias)

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  3. É mesmo vergonhosa essa "Copa'' bilhões de dólares jogado no lixo.
    Sem falar que o aumento de impostos subiram em relação a transportes públicos.
    Já não basta a maioria do País ser "Classe media''.ainda querem tirar as ultimas migalhas que nos restam???

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