segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Segurança Pública

Pena de morte, redução da maioridade, isso resolve?

(Amanda Freitas,
Débora Guedes,
Deise Bastos)

        A segurança no brasil é uma das mais defasadas. Porque um país em que a pena de morte não é legalizado, mas está matando mais pessoas do que em um que é legalizado. Por quê? Uma pesquisa feita no ano de 2011, em 20 países, revelou que foram mortas aproximadamente 640 pessoas condenadas à morte, enquanto no brasil, no mesmo período, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo foram mortas cerca de 960 pessoas, sendo que não existe a pena de morte.¹ Existe uma frase muito pronunciada: " bandido bom, é bandido morto", onde o brasil vai parar com esse tipo de pensamento? Lugar em que os presídios são super lotados e não tem sequer uma lei de ressocialização, e o bandido saí de lá, pior do que entrou.

       Afinal de contas, pena de morte e redução da maioridade, isso resolve os problemas existentes? O que é preciso não é instaurar a pena de morte, nem redução da pena de maioridade, com essa redução só vai aumentar mais a lotação dos presídios, e ensinar a um jovem de 16 anos a cometer atos piores do que o qual fez o entrar. O Brasil precisa urgente de uma medida socioeducativa, uma medida de ressocialização nos presídios, pois não adianta só prender o bandido, e esquecê-lo, um dia ele vai sair. Tem que educar, socializar, para quando o mesmo sair, ter uma profissão para exercer e não voltar a reincidir no crime, agindo pior do que antes. O que acontece com mais da metade dos presos que são libertos, no Brasil. Eles voltam a cometer os mesmos crimes, por falta de uma profissão, e aceitação da sociedade, por terem medo de empregar um ex-presidiário.

    Assim o Brasil precisa encontrar soluções para isso. Reintegração de presos na sociedade. Dando algo para fazerem enquanto estão presos, mudando o pensamento, ou a "visão" deles, mantende-os focado em algo que não seja a criminalidade, pois quando saírem não voltarão para a vida do crime.
1


Um comentário:

  1. O que podemos fazer em relação a má gestão do dinheiro público que, ao chegar ao seu destino, já deixou uma grande parte pelo caminho (corrupção) e a tantos gastos desnecessários feitos que poderiam ter sido utilizados melhores Fazer protestos, protestos dignos de uma revolta populacional, que por mais que o povo brasileiro ame o futebol, os manifestantes têm declarado que preferem
    educação pública, saúde pública e transporte público de qualidade, mas que
    sejam protestos pacíficos e que porventura possamos conseguir chamar a atenção e mudar de fato a nossa realidade.

    ResponderExcluir